Receitinha: Risotto quatro queijos.

Mais uma estreia no blog hoje! Primeira receitinha, yay.. Quem me conhece sabe que minha especialidade na cozinha são risotos. Eu adoro, e hoje vocês vão ver como é fácil de preparar! Eu adoro esse de quatro queijos porque é delicioso e também posso fazer ele para acompanhar diversos pratos ou servir ele sozinho mesmo. Quando não tenho todos os 4 queijos faço com os que eu tenho, os melhores risotos que já fiz foram na base da improvisação! hahaha.

Então vamos lá!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 100g de manteiga
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 1/2 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
  • 1 xícara de queijo parmesão, provolone, gorgonzola e mussarela ralado
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 colher (sobremesa) de curry em pó

Modo de Preparo

1. Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível.

2. Rale os queijos, não use o que já vem ralado. Uma dica para ficar mais fácil de ralar o gorgonzola é congelar ele antes.

3. Numa panela, acrescente metade da manteiga e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque o curry e espere a manteiga derreter por completo.

4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por até ele absorver toda a manteiga, mexendo sempre.

5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.

6. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.

7. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais alguns minutos. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem.

8. Adicione os queijos misturados aos poucos, mexendo bem.  Adicione uma ultima concha de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga misture e tampe a panela.

10. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente. Eu gosto também de colocar um pouco de pimenta durante o cozimento, porque gosto mais picante. Sirva imediatamente.

Esse é meu jeito de fazer, tem vários diferentes. A partir dessa receita você pode fazer várias diferentes só mudando ou adicionando ingredientes. Eu não gosto de cebola no risoto, então não coloco, mas se você gostar é só adicionar elas à manteiga e ao curry e esperar elas ficarem transparentes. Se fizerem me contem como ficou! Beijinhos

2 pensamentos sobre “Receitinha: Risotto quatro queijos.

Deixe um comentário

